ArtBo 2022 | stand C33
No Projeto ArtBo 2022, a Galeria Lume apresentará os trabalhos de Ana Vitoria Mussi, Gabriella Garcia, Nazareno e Paulo Whitaker.
A obra de Ana Vitória assenta num conjunto de aparentes paradoxos. Está focado em dar o status de experiência à opacidade, como momento crítico do olhar. Seu projeto pode ser visto como a construção da opacidade, como se a clareza específica pudesse resplandecer dali. A opacidade ganha a estranha transparência do conceito. Agora a escuridão, irredutível à mera fisicalidade da ausência de luz, afirma-se como conhecimento e circunstância. Um véu vela uma versão da verdade. É a intermediação do olhar. Já não se lê nem se vê o fato, mas se testemunha sua invisibilidade.
De outra forma, partindo da premissa de que a objetividade é sempre um mínimo de subjetividade, Gabriella Garcia nos convida a desviar nossa atenção para a decadência de qualquer sistema classificatório humano, construindo taxonomias não binárias que influenciam o corpo de obras a serem observados.
Barreiras: Disputa
, 1972Barreiras: Marcação #6
, 1972Eventos II
, 2004RESIDUOS, 1992 / 1997
, 1992Ballet
, 2004Entre véus e gestos equivocados
, 2021Indução a delírios
, 2021the unthinkable material body vs the immaterial mind
, 2022Espero que não se importe
, 2022
Assim, os pigmentos, cortinas e pilhas harmoniosas escondem uma barricada: em vez de ordenar, acentuam o caráter caótico e inextricável do anseio pelo que pode vir a ser valorizado como organização e prazer.
Garcia pretende demonstrar como o uso negacionista de modelos taxonômicos como arquétipos, catálogos, listas e índices, simultaneamente com propriedades líquidas como astrologia, sonhos e memória, pode ser realizado de forma rítmica e ainda irônica.
Trazendo todas essas nuances de farsas, invisibilidades e arrependimentos em suas obras, as duas artistas tensionam o poder narrativo que as imagens criaram no mundo e esclarecem como o questionamento se torna extremamente urgente e necessário para que a história não se repita como uma tragédia ainda maior.
Sem Título
Sem Título
, 2021Sem Título
, 2020Sem Título
, 2020Sem Título
, 2020Sem Título
, 2018Sem Título
, 2020Sem Título
, 2020Sem Título
, 2020Sem Título
, 2020Sem Título
, 2020Felicidad
, 2016Quando não se paga o valor da conta o custo a ser pago costuma ser muito mais alto
, 2020Está tudo aqui – La noche
, 2015Está tudo aqui – La verdadera ambiguidad
, 2015Está tudo aqui – Y después
, 2015Monsters No. 12
, 2009Barreiras: Disputa
, 1972Ana Vitória Mussi
Barreiras: Marcação #6
, 1972Ana Vitória Mussi
Eventos II
, 2004Ana Vitória Mussi
RESIDUOS, 1992 / 1997
, 1992Ana Vitória Mussi
Ballet
, 2004Ana Vitória Mussi
Entre véus e gestos equivocados
, 2021Gabriella Garcia
Indução a delírios
, 2021Gabriella Garcia
the unthinkable material body vs the immaterial mind
, 2022Gabriella Garcia
Espero que não se importe
, 2022Gabriella Garcia
Sem Título
Paulo Whitaker
Sem Título
, 2021Paulo Whitaker
Sem Título
, 2020Paulo Whitaker
Sem Título
, 2020Paulo Whitaker
Sem Título
, 2020Paulo Whitaker
Sem Título
, 2018Paulo Whitaker
Sem Título
, 2020Paulo Whitaker
Sem Título
, 2020Paulo Whitaker
Sem Título
, 2020Paulo Whitaker
Sem Título
, 2020Paulo Whitaker
Sem Título
, 2020Paulo Whitaker
Felicidad
, 2016Nazareno
Quando não se paga o valor da conta o custo a ser pago costuma ser muito mais alto
, 2020Nazareno
Está tudo aqui – La noche
, 2015Nazareno
Está tudo aqui – La verdadera ambiguidad
, 2015Nazareno
Está tudo aqui – Y después
, 2015Nazareno
Alguns conseguem
, 2021Nazareno
No futuro me perdoe
, 2021Nazareno
Monsters No. 4
, 2009Nazareno
Monsters No. 10
, 2009Nazareno
Monsters No. 11
, 2009Nazareno
Monsters No. 12
, 2009Nazareno