Sustentabilidade

O mundo da arte tem um papel importante a desempenhar na questão ambiental. As organizações artísticas têm um impacto desproporcionalmente grande no meio ambiente, principalmente devido a uma grande quantidade de viagens internacionais, envio de obras de artes e alto uso de energia e materiais. Precisamos agir urgentemente para reduzir esses impactos de acordo com o que a ciência nos diz. Como uma dessas organizações artísticas, também temos a oportunidade de usar nossa plataforma pública e influência cultural para dar um exemplo positivo, encorajando e apoiando outras pessoas a agir e ajudando a mudar o cenário atual.

Na Galeria Lume, temos como valores e missão fomentar o desenvolvimento de processos criativos contemporâneos ao lado de nossos artistas e curadores convidados, da mesma forma, a Lume se disponibiliza como espaço de reflexão, discussão e troca. Para sermos fiéis a estes valores, não poderíamos deixar de tomar medidas ambientais urgentes, quando a arte e a cultura em todo o mundo estão diretamente ameaçadas pela crise climática, assim como aqueles de comunidades e culturas marginalizadas que estão em maior risco.

Como organização, sabemos que nossos principais impactos ambientais diretos incluem a geração de plástico nas embalagens, transporte aéreo e terrestre das obras e uso de energia em nossa sede. Iniciamos nossa jornada de enfrentamento desses impactos ao nos juntarmos à Gallery Climate Coalition e nos comprometendo a reduzir pelo menos pela metade nossas emissões de carbono até 2030.

Estabelecemos metas juntamente com a GCC sabendo que temos muito a fazer e muito a aprender, mas além de tudo estamos empenhados em facilitar o diálogo e compartilhar informações com a comunidade artística global para incentivar a mudança coletiva de nosso setor em direção à sustentabilidade ambiental.

Conheça a GCC e leia mais sobre Relatórios de Carbono e como definir uma meta baseada na ciência (SBTi) para sua galeria.