( s e g r e d o )

    ( s e g r e d o )

    Viewing Room
    PDF

    ( s e g r e d o )

    No imaginário, a sexualidade aparece sempre como libertária, a fuga ao prazer, a permissão à espontaneidade dentro da obediência capitalista. Seria, como definiu Silvia Federici1 , aquilo “que é vendido para nós como o “outro” do trabalho: um espaço de liberdade no qual presumivelmente podemos ser quem realmente somos — uma possibilidade de conexões íntimas e “genuínas” em um universo de relações sociais no qual somos constantemente forçados a reprimir, o que desejamos.” No entanto, criamos regras, definimos tempos, responsabilidades, encargos, normas, cerceamos a carne. Tudo o que não é reprodutivo é obsceno. Toda liberdade é vigiada.

    Neste caráter ambíguo das relações sexuais, a mulher é quem mais sofre, carregando a responsabilidade pelo prazer alheio de tal forma, que o sexo passa a ser um dever e a obrigação de proporcionar prazer aos homens surge como parte essencial do que se espera das mulheres em uma sociedade patriarcal. Mas quem cala o gesto, violenta o desejo, automatiza a libido, faz do sexo um trabalho? Quem são os agentes controladores do corpo?

    A exposição “Segredo”, de Flavia Ventura, irrompe desta questão. Assumindo a representação histórica do corpo da mulher e a pornografia como símbolos explícitos da manipulação e dos repulsivos apetites criados por uma sociedade machista, a artista propõe uma releitura de imagens imersas neste universo. A escolha pela revisão é sagaz, permite editar e silenciosamente expor as consequências da exploração secular destas representações.

    Se o propósito inicial da obra é apaziguar a violência na cena e desobjetificar a mulher, o gesto é simples: suprime-se o homem. Porém, nas telas da artista este apagamento surge muito mais sutil do que aquele que nós, homens brancos, cis, héteros, pais, irmãos, maridos, namorados infligimos por séculos às mulheres, subtraindo-as da história, impondo normas e padrões de desempenho aos seus corpos.

    Preenchidas por diversas matizes de tons terrosos, as pinturas de Flávia parecem estar em movimento contínuo, vivas, com a energia erótica do gesto, alternando obstinadamente entre o abstrato e figurativo. Aos poucos, corpos femininos emergem e, fluidos, se enlaçam, dançam e gozam. A tinta convertida em pele, abraça a forma humana e re-escreve o desejo, o sensível e o direito ao abençoado2 deleite.

    Paulo Kassab Jr.

     

    1. O ponto zero da revolução, Silvia Federici;

    2. Referência à pintura A mulher Amaldiçoada de 1859, de François Octave Tassaert, a qual é re-lida por Flavia Ventura na exposição e renomeada como “A Mulher abençoada”.

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    A Mulher Abençoada #02

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Sem título

    , 2022

    Flávia Ventura
    Belo Horizonte, 1991

    A partir de uma pesquisa sobre o orgasmo feminino, investiga o deslocamento de discursos e protagonismos em relação ao corpo, gênero, violência e sexo. Bacharela em Artes Plásticas com habilitação em pintura pela Escola Guignard (UEMG), propõe um tensionamento entre o desenho e a pintura, em diálogo com a performance, instalação e fotografia.

     

    A Mulher Abençoada

    , 2022

    Sem título

    , 2022
    Privado: Flávia Ventura
    tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas ,
    30 x 30 cm,

      Sem título

      , 2022
      Privado: Flávia Ventura
      tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
      30 x 30 cm,

        Sem título

        , 2022
        Privado: Flávia Ventura
        tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
        30 x 30 cm,

          Sem título

          , 2022
          Privado: Flávia Ventura
          tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
          50 x 70 cm,

            Sem título

            , 2022
            Privado: Flávia Ventura
            tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
            50 x 70 cm,

              Sem título

              , 2022
              Privado: Flávia Ventura
              tinta acrílica sobre porcelana fria / acrylic paint on cold porcelain,
              70 x 11 cm,

                Sem título

                , 2022
                Privado: Flávia Ventura
                tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
                100 x 90 cm,

                  Sem título

                  , 2022
                  Privado: Flávia Ventura
                  tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
                  30 x 30 cm,

                    Sem título

                    , 2022
                    Privado: Flávia Ventura
                    tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
                    30 x 30 cm,

                      Sem título

                      , 2022
                      Privado: Flávia Ventura
                      tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
                      30 x 30 cm,

                        Sem título

                        , 2022
                        Privado: Flávia Ventura
                        tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
                        40 x 40 cm,

                          Sem título

                          , 2022
                          Privado: Flávia Ventura
                          tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
                          40 x 40 cm,

                            Sem título

                            , 2022
                            Privado: Flávia Ventura
                            tinta acrílica sobre tela acrylics on canvas,
                            100 x 100 cm,

                              A Mulher Abençoada #02

                              , 2022
                              Privado: Flávia Ventura
                              tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
                              20 x 20 cm,

                                Sem título

                                , 2022
                                Privado: Flávia Ventura
                                tinta acrílica sobre porcelana fria / acrylic paint on cold porcelain,
                                25 x 17 cm,

                                  Sem título

                                  , 2022
                                  Privado: Flávia Ventura
                                  tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
                                  100 x 100 cm,

                                    Sem título

                                    , 2022
                                    Privado: Flávia Ventura
                                    tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
                                    100 x 100 cm,

                                      Sem título

                                      , 2022
                                      Privado: Flávia Ventura
                                      tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
                                      100 x 100 cm,

                                        Sem título

                                        , 2022
                                        Privado: Flávia Ventura
                                        tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
                                        168 x 250 cm,

                                          A Mulher Abençoada

                                          , 2022
                                          Privado: Flávia Ventura
                                          tinta acrílica sobre tela/ acrylics on canvas,
                                          205 x 168 cm,