MUDANÇAS SUTIS E UM PENSAMENTO AFIRMATIVO

    MUDANÇAS SUTIS E UM PENSAMENTO AFIRMATIVO

    Viewing Room
    Wayne Baerwaldt
    PDF

    Sem Título

    , 2020

    Uma revisão atenta das obras do artista brasileiro Paulo Whitaker em papel e tela, da década de 1990 até 2023, dissipará qualquer expectativa de tropos brasileiros reconhecíveis em suas pinturas, isto é, as cores ousadas e carnavalescas e imagens bombásticas. Whitaker evita qualquer indício de tropicália em sua prática. Além disso, você não reconhecerá nenhum sentido de beleza irracional, desejos materiais selvagens, pretensão e necessidades de classe, a jornada do artista esotérico e heroico ou outros voos de fantasia. Em vez disso, o trabalho dele oferece inúmeras combinações de peças/formas/figuras pintadas evocativas e interligadas e diversas texturas.

    Seu caminho modernista apresenta uma paleta de cores geralmente sombria e um estilo de marcação em formas elegantes ligadas em arranjos formais e, muitas vezes, surpreendentemente desajeitados. Os desajeitados blocos estampados floreados em papel ou contornos minimalistas em preto (em tela ou papel) são propositais. Whitaker sugere uma estratégia estilística que é expansiva e inclusiva quando na conversa ele admite:

    “…eles (as pessoas) terminam minhas pinturas não apenas em suas retinas, mas em suas cabeças, como se editassem um vídeo em um computador, numa linha do tempo, onde eles podem adicionar, subtrair, reverter, desacelerar, acelerar, inserir imagens encontradas, inserir narração e assim por diante”.

    Whitaker generosamente oferece aos espectadores algo para levar. Ele cria uma assinatura visual aberta na forma de blocos de construção e tem a visão de imaginar como eles podem reatribuir as cores, formas e linguagem tão aplicadas na história da pintura.

    Cada pintura ou desenho, independentemente de suas origens – seja “trabalho inicial” (por exemplo, desenhos minimalistas e fantasmagóricos de grafite e carvão sobre uma lavagem translúcida leitosa da década de 1990) ou o que eu chamo de período atual de “retrocesso” (quando Whitaker integra livremente elementos estilísticos de várias séries de pinturas feitas nos últimos 30 anos) – oferece uma lição durante o fazer. Ele insiste na liberdade de revisitar suas pegadas estilísticas sem estar vinculado a uma cronologia. Ele avança e retrocede, com liberdade para se mover lateralmente.

    Sem Título

    , 2020

    Sem Título

    , 2021

    Sem Título

    , 2021

    Se estudarmos as várias aplicações de fragmentação e repetição de Whitaker, acho que não tem muito a ver com o impulso para um absoluto modernista de simplicidade, certeza ou negação da forma. A capacidade da pintura de provocar tais absolutismos está lá, em cada obra, mas acho que o jogo de Whitaker, com a particularidade da pintura e as ordens ocultas da prática de fazer marcas e o contexto mutável dos usos, é muito mais interessante de notar. O trabalho inicial e atual compartilha a exploração altamente experiencial e relacional de Whitaker de suas próprias pegadas, sempre ampliando os parâmetros da pintura modernista.

    Cada gesto, por mais sem sentido que possa parecer ao longo do tempo, desempenha um papel reconhecível e muitas vezes pode ser atribuído a influências estéticas e estilísticas além de sua prática de estúdio e do momento presente. O significado e a forma sem sentido são produzidos relacionalmente, em conjunto, não isoladamente. Sua produção dedicada de estúdio é parte de algo muito maior e Whitaker é hiper consciente disso. Seu trabalho integra uma história comprimida da pintura, incluindo imagem, cor, superfície, processo de fabricação, linguagem e até localização GPS de origem.

    Altamente original em sua colocação de formas e cores, no entanto, reconhecemos sua capacidade de abordar a história da pintura ocidental, algo de uma revolta contra o materialismo e propositadamente localizado dentro de um contexto de fracasso. De forma reveladora, suas pinturas transmitem um senso de diversão na forma de correspondência visual de artista para artista. Observe a presença periférica de Donald Baechler, Eleanor Bond, Frank Stella, Tapies ou talvez um piscar de olho inconsciente nas formas curvilíneas de Miro. Estas são pistas visuais para enviar uma homenagem que todos os artistas trocam ao longo do tempo e das quais dependem para propor um novo contexto para seu próprio trabalho.

    Whitaker sugere que “a arte é mais uma coisa baseada em experiências acumuladas”. As pistas estilísticas do passado e do presente se fundem, muitas vezes em tensão, para informar o significado através de imagens abstratas e figurativas, formas e sensibilidades personificadas e tecidas em mitos. Mas, em última análise, eles agem como pontes entre tradições históricas e significados complicados para encontrar novas maneiras de falar conosco no século 21.

    Wayne Baerwaldt

    Sem Título

    , 2022

    FREIBURG

    , 1992

    FREIBURG

    , 1992

    FREIBURG

    , 1992

    FREIBURG

    , 1992

    FREIBURG

    , 1992

    FREIBURG

    , 1992

    Sem Título

    , 2022

    Sem Título

    , 2022

    Sem Título

    , 2023

    Sem Título

    , 2020

    Sem Título

    , 2022
    Paulo Whitaker
    Paulo Whitaker
    1958, São Paulo. Vive e trabalha em São Paulo.

    Os trabalhos de Paulo Whitaker trazem uma contribuição singular para o cenário da arte brasileira, por meio de um processo de experimentação marcadamente dinâmico, desde os anos 1980. Na década seguinte, sua prática apresenta uma importante inflexão a partir de seu contato com a obra de Terry Winters (1949, Nova York, EUA), passando a incorporar, ao desenvolvimento pictórico, elementos presentes no pintor e gravador norte-americano como o acúmulo de decisões tomadas, mudanças de percurso e tentativas demarcadas na superfície da pintura.

    Pintor e desenhista, Paulo Whitaker forma-se em Educação Artística na Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – Udesc/SC, em 1984. Entre diversas exposições, participa da 25ª edição da Bienal Internacional de São Paulo, em 2002. Entre 1991 e 1992, é artista residente no Plug In, em Winnipeg, no Canadá, em E-Werk Freiburg na Alemanha e em 1999 no The Banff Centre for the Arts, também no Canadá. Neste mesmo ano participa da exposição Arte Contemporânea Brasileira sobre Papel no MAM, em São Paulo e em 2001 participa da 3ª BIENAL DO MERCOSUL em Porto Alegre. Já em 2007 participa da Biennale de Montreal, no Canadá.

    Whitaker recebe, em 1993, o Prêmio Gunther de Pintura do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em 1998 no VI Salão Nacional Victor e o Grande Prêmio no Museu de Arte de Santa Catarina. As obras de Paulo Whitaker estão em acervos de importantes instituições e museus como: Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM/SP, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC/USP, Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC/PR, Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado – MAB/Faap, Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outros.

    Sem Título

    , 2020
    Paulo Whitaker
    óleo sobre tela,
    190 x 130 cm,

      Sem Título

      , 2020
      Paulo Whitaker
      óleo sobre tela / oil on canvas,
      190 x 140 cm,

        Sem Título

        , 2021
        Paulo Whitaker
        óleo sobre tela,
        190 x 140 cm,

          Sem Título

          , 2021
          Paulo Whitaker
          óleo sobre tela,
          190 x 140 cm,

            Sem Título

            , 2022
            Paulo Whitaker
            óleo sobre tela,
            240 x 190 cm,

            FREIBURG

            , 1992
            Paulo Whitaker
            desenho sobre papel,
            30 x 42 cm,

              FREIBURG

              , 1992
              Paulo Whitaker
              desenho sobre papel,
              30 x 42 cm,

                FREIBURG

                , 1992
                Paulo Whitaker
                desenho sobre papel,
                30 x 42 cm,

                  FREIBURG

                  , 1992
                  Paulo Whitaker
                  desenho sobre papel,
                  30 x 42 cm,

                    FREIBURG

                    , 1992
                    Paulo Whitaker
                    desenho sobre papel drawing on paper,
                    30 x 42 cm,

                      FREIBURG

                      , 1992
                      Paulo Whitaker
                      desenho sobre papel,
                      30 x 42 cm,

                        Sem Título

                        , 2022
                        Paulo Whitaker
                        óleo sobre tela,
                        190 x 140 cm,

                          Sem Título

                          , 2022
                          Paulo Whitaker
                          óleo sobre tela,
                          150 x 120 cm,

                            Sem Título

                            , 2023
                            Paulo Whitaker
                            óleo sobre tela,
                            130 x 100 cm,

                              Sem Título

                              , 2020
                              Paulo Whitaker
                              óleo sobre tela,
                              320 x 190 cm,

                                Sem Título

                                , 2022
                                Paulo Whitaker
                                óleo sobre tela,
                                190 x 140 cm,