ArPa 2022 | estande A05

    ArPa 2022 | estande A05

    Viewing Room
    PDF

    Décimo sétimo

    , 2022

     

     

    O mundo converteu-se em pedra. Muros, concreto, fronteiras e grades. Uma lenta petrificação que não parece poupar nenhum aspecto da vida, como se nada pudesse escapar ao olhar implacável da Medusa. O que resta, em reminiscências fotográficas ou nas lombadas desbotadas do que já foram livros, denunciam o percurso que nos trouxe até aqui, a começar pela colonização: “Pedra/carne rememora o trabalho dos vencidos, dos que tiveram usadas carne de seus corpos para a construção das cidades.”1. Corpos escravizados transformados em pedras, pavimento em que pisamos, em nome do progresso.

    E o tal do “desenvolvimento” seguiu o rumo insustentável do capital em paisagens áridas, cemitérios de pneus. É a borracha, são os corpos abandonados na paisagem em troca do dinheiro.

    Por fim, vão-se os livros. Não foram queimados, como imaginava Ray Bradbury em Fahrenheit 451, mas desacreditados e suprimidos das escolas por agendas conservadoras fantasiosas. Sobraram as telas vazias dos celulares, os robôs de cabeças abaixadas e os profetas de telegram.

    Medo? Nem os de Casa”. O espelho continua posto, à espera de Perseu e as plantas insistem em brotar pelas frestas, nas culturas de rua, entre as rachaduras dos muros institucionais 2.

     

    1.Cauê Alves, Lucas Dupin: a parte pelo todo, 2022, p.7
    2.Luis Antonio Simas, O mergulho nas brasilidades, 2021

     

    Paulo Kassab Jr.

    Décimo sexto

    , 2022

    Décimo nono

    , 2022
    Lucas Dupin
    Lucas Dupin
    Lucas Dupin
    Lucas Dupin
    Lucas Dupin
    Lucas Dupin

    Pedra / Carne

    , 2018

    Jardins Suspensos

    , 2015

    Jardins Suspensos

    , 2015
    Jardins Suspensos

    Da Memória Vegetal

    , 2021

    Medo? Nem os de Casa

    , 2022

    Décimo sétimo

    , 2022
    Marina Hachem
    Photo transfer, lápis dermatografico, grampo,cimento, e tela galvanizada sobre tela,
    146 x 106 cm,

      Décimo sexto

      , 2022
      Marina Hachem
      Photo transfer, lápis dermatografico, grampo,cimento, argila em pó e tela galvanizada sobre tela,
      140 x 136 cm,

        Décimo nono

        , 2022
        Marina Hachem
        Photo transfer, lápis dermatografico, grampo,cimento, argila em pó e tela galvanizada sobre tela,
        120 x 170 cm,

          Pedra / Carne

          , 2018
          Lucas Dupin
          Série Equivalências,
          fotoperformance / photoperformance,
          160 x 120 cm,

            Jardins Suspensos

            , 2015
            Lucas Dupin
            Rés do Chão,
            Pedra, planta,
            24 x 25 cm,

              Jardins Suspensos

              , 2015
              Lucas Dupin
              instalação,

              Da Memória Vegetal

              , 2021
              Lucas Dupin
              concreto, aço e plantas,
              240 x 160 cm,

                Medo? Nem os de Casa

                , 2022
                Nazareno
                gravação manual sobre espelho de cristal,
                80 x 48 x 6 cm,