Roger Ballen é um dos artistas fotográficos mais influentes e importantes do século 21. Seus trabalhos confrontam o espectador e o desafiam a acompanhá-lo em uma jornada em lugares estranhos e extremos.

Roger Ballen nasceu em Nova York em 1950, mas por mais de 30 anos vive e trabalha na África do Sul. No início de sua carreira, seu trabalho como geólogo o levou para o interior africano, com sua câmera. A princípio, fotografava as ruas vazias sob o brilho do sol do meio-dia, mas, após bater bater na porta das pessoas, descobriu um mundo dentro de suas casas, que teria um efeito profundo em seu trabalho. Esses interiores, com suas coleções distintas de objetos e seus ocupantes, levaram sua pesquisa a um caminho da crítica social à criação de metáforas para a psique humana. Hoje, sua pesquisa é reconhecida dentro do campo da “ficção documental”.

Neste percurso, ao integrar o desenho em suas obras fotográficas e de vídeo, o artista não apenas trouxe uma contribuição duradoura ao campo da arte, mas também fez um poderoso comentário sobre a condição humana e seu potencial criativo. Sua obra já foi exibida nos maiores museus do mundo, e compõe acervos como Getty Museum (LA), MOMA (NY), Maison Eurpeene de la Photographie (Paris), Tate Britain (Londres), entre outros.